Feito em sangue, exame inovador auxilia o diagnóstico da doença de Alzheimer, determinando presença ou

ausência de placas amiloides

Agora, o diagnóstico da doença de Alzheimer conta com mais um recurso laboratorial que depende de uma simples amostra de sangue.

O exame de sangue PrecivityAD2TM auxilia o diagnóstico da doença de Alzheimer em indivíduos que apresentam comprometimento cognitivo leve ou demência.

1. Sobre o exame

O PrecivityAD2TM é um exame de sangue desenvolvido pela C2N Diagnostics e disponível clinicamente, que determina a presença ou a ausência de placas amiloides cerebrais no paciente, um dos achados neuropatológicos da doença de Alzheimer.

2. Como funciona

Tecnologias inovadoras e avançadas e um algoritmo próprio

O exame quantifica, simultaneamente, a concentração, no plasma, das proteínas

beta-amiloide (!”) 40 e !”42 e dos peptídeos tau-fosforilado 217 (p-tau 217) e não fosforilado 217 (np-tau217), que são biomarcadores associados à patologia amiloide cerebral. Para tanto, o PrecivityAD2TM emprega tecnologias ultrassensíveis, como a imunoprecipitação seguida por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas (LC/MS). Posteriormente, calculam-se as razões !”42/!”40 e p-tau217/np-tau217, que são incorporadas em um algoritmo analiticamente e clinicamente validado para determinar o Escore de Probabilidade Amiloide 2 (APS2). O estabelecimento de tais razões adiciona robustez ao desempenho do ensaio.1,2

O APS2 é expresso em uma pontuação numérica que varia de 0 a 100 e determina se o

paciente é positivo (tem alta probabilidade) ou negativo (tem baixa probabilidade) para a presença de placas amiloides cerebrais, com acurácia significativa quando comparada ao exame de PET amiloide.

Por fim, um relatório é emitido para o médico solicitante.

Quem deve fazer o teste

O PrecivityAD2TM destina-se a pacientes com 55 anos ou mais, com sinais ou sintomas de comprometimento cognitivo leve ou demência, que estejam sendo avaliados para a doença de Alzheimer ou outras causas de declínio cognitivo.

O PrecivityAD2TM não é destinado a pacientes com menos de 55 anos. Também não é indicado como teste de triagem em pacientes sem sinais ou sintomas de declínio cognitivo ou para avaliação seriada de alterações longitudinais.

1. Janelidze S, et al. (2023) Mitigating the Associations of Kidney Dysfunction With Blood Biomarkers of Alzheimer Disease by Using

Phosphorylated Tau to Total Tau Ratios. JAMA Neurology. (PMID: 36987840)

2. Pichet Binnette A, et al. (2023) Confounding factors of Alzheimer’s disease plasma biomarkers and their impact on clinical performance.

Alzheimer’s & Dementia. (PMID 36152307)

3. Biomarcadores para doença de Alzheimer analisados no PrecivityAD2TM

Beta-amiloide (ßA): !A40 e !A42.

Tau: Tau-fosforilado

4. Relatórios fáceis de entender

O relatório do PrecivityAD2TM é emitido para o médico solicitante. Todos os resultados incluem o escore APS2, a razão p-tau217/np-tau217 e a razão !A42/40.

O relatório do PrecivityAD2TM é emitido para o médico solicitante. Todos os resultados incluem o escore APS2, a razão p-tau217/np-tau217 e a razão !A42/40.

Negativo

Um resultado negativo do PrecivityAD2TM (APS2 entre 0 e 47) é consistente com exame PET-CT amiloide negativo. Reflete uma baixa probabilidade de placas amiloides cerebrais e, portanto, não é consistente com um diagnóstico neuropatológico da doença de Alzheimer.

Positivo

Um resultado positivo do PrecivityAD2TM (APS2 entre 48 e 100) é consistente com exame PET-CT amiloide positivo e reflete uma alta probabilidade da presença de placas amiloides cerebrais, um dos achados neuropatológicos da doença de Alzheimer.

6. Benefícios do PrecivityAD2TM

A melhor tecnologiada categoria

O emprego de tecnologias ultrassensíveis, como a imunoprecipitação seguida por

cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas, confere alto desempenho ao teste.

Tempo de processamento rápido

O relatório do exame está disponível para o profissional de saúde em até 25 dias após o recebimento da amostra.

Experiência de líder mundial

A C2N é uma empresa focada na saúde cerebral há mais de 15 anos.

7. Como solicitar o exame

• Para a realização do exame, é necessário pedido médico.

• O paciente pode coletar a amostra de sangue nas unidades que oferecem o exame.

• É preciso agendar o exame previamente.

8. Por que a parceria com a C2N Diagnostics

• A empresa é líder mundial em inovação em diagnósticos de neurociência há mais de 15 anos.

• Os profissionais de saúde do Brasil têm agora a oportunidade de utilizar um líder mundial em testes para biomarcadores de saúde cerebral.

Responsável Técnico – Dr. Guilherme Birchal Collares CRMMG 35635/Inscrição CRM 8899 – MG

Fonte: www.pardiny.com.br